Nome: Joelson
Religião: Protestante
ola bom dia bom pri eiramente. Sou evangelico sim, mas antes de ser evangelico pertencia a comunidade catolica nasci no catolicismo adorava a maria e suas imagens e interesante que ja tinha visto aparecida, e também nossa senhora dos navegantes. Mas mesmo buscando a face de maria eu continuava frio e vasio pois imaginava que de fato era a propria maria. Descobri que não era e sim o proprio satanas. Pois a Maria que a biblia se aprensenta na Biblia nada mais era do que uma humilde serva camponesa. Certamente ela nunca permitira adoração ou veneração pela pessoa dela mais do proprio salvador pois maria como nois era pecadora. E mesmo ela sendo Mãe de Jesus ela aguarda jugamento comecem a ler as escrituras sagradas. Pois esse deveria ser um abto do ser humano. Mas a igreja de voces não permite tal coisa talvez pra deixar vcs alienados a mentira. que se prosegue em gerações. Pense bem Se Maria estivesse viva certamente ela estaria chorando com tamanha Idolatria, em Apocalipse capitulo 21 e versiculo 8 diz claramente que idolatria me leva a morte espiritual. Leiam a biblia e descubram a verdade. Leiam exodo 20. Leiam também Isaias 45 e vejam o que Deus fala em sua palavra que vcs mesmo fizera o favor de traduzila mais esqueceram de ensina-la. Forte abraço. Que a paz de Jesus estejam com vcs.
Amado irmão veja ler a biblia dever de todo o cristão se vc Lê-se a biblia e vejo que não srsrrsrssr certamente saberia que é enganado pois saberia que todos os dogmas marianos contradizem o que Jesus nos ensina. Vamos lá Procure saber de Jesus ou mesmo o que Deus fala com relação as imagens de escultura que vc certamente tem em casa.?
Procure saber na biblia o que Deus fala com relação as prossições veja isaias 45:20
Procure na biblia onde esta escrito purgatorio pois ja vi padres lerem a biblia de canto a canto e não encontra purgatorio. OU melhor ja fui um de vcs por conheço muita coisa.
Procure na Biblia aqueles que não herdarão a vida eterna veja se suas obras podem te salvar ou se somos salvos pela graça.
Procure na biblia em galatas 5 vejam a listinha que não herdaram o reino.
Depois q vc Lê e me trouser argumentos agente debate pois assim não tem graça.
ok fique na paz.
Prezado irmão Joelson, que Deus o abençoe sempre!
Acabava eu de responder-te quando me deparei com outra questão, rebatendo-nos.
Mas respondo-o com prazer, porque corrigir os que erram é obra de misericórdia.
Joelson, Deus, de fato, no primeiro mandamento, proibiu fazer "imagens".
Porém no mesmo livro que você me cita, que chamamos Êxodo, se você vira algumas páginas, verá que esse mesmo Deus mandou guardar os dez mandamentos numa arca, a qual ordenou que fosse enfeitada com as imagens de dois anjos. (cfr. Ex XXV, 18).
Pegue a sua bíblia e confira esse texto.
Encontrou?
Viu que eu não menti?
Muito bem.
Mas confesso que você me deixou muito entristecido quando você diz que descobriu que as imagens de Nossa Senhora são o próprio satanás. Satanás que é representado na Bíblia por uma serpente.
Por isso, agora confira mais este texto em sua bíblia: Num XXI,8.
O que você lê nesse versículo?
Lê que Deus mandou fazer a imagem de uma serpente em bronze.
Uai?!
Como é que Deus proibiu fazer imagens e mandou fazer imagens? E fazer uma imagem de serpente, para que, quem a olhasse, fosse curado!
Deus ordenou a idolatria? E a idolatria de satanás?
Como é que Deus proibiu fazer imagens e mandou fazer imagens?
Haveria contradição em Deus?
Ora, se Deus caísse em contradição, Ele não seria Deus.
Portanto, há uma explicação para que Deus tenha mandado fazer imagens depois de ter proibido.
É que há dois tipos de proibição, prezado Joelson: proibição absoluta e proibição relativa.
Se por exemplo, um professor proíbe os alunos que comam o lanche em classe, ele fez apenas uma proibição relativa: comer o lanche na classe. É claro que, no recreio, o aluno poderia comer o seu lanchinho.
Se na classe houvesse um aluno protestante, que não sabe a diferença entre proibição relativa e proibição absoluta, por exemplo, se houvesse na classe um aluno chamado Toninho, ele seria capaz de ficar sem comer o lanche e ficar passando fome, "porque o professor proibiu comer o lanche".
É claro que o Toninho se equivocou. O professor fez uma proibição relativa e não absoluta. Ele proibiu comer o lanche na classe. No recreio, os alunos podiam comer o lanche.
Você conseguiu entender, agora, a diferença entre proibição relativa e proibição absoluta.
Entendeu?
Joelson, se Deus proibiu fazer imagens e mandou fazer imagens, não é porque haja contradição em Deus. É porque a proibição foi relativa. Deus proibiu fazer imagens para serem adoradas. Imagem adorada é aquela a quem se atribui qualidade divina, acreditando-se que ela criou o céu e a terra.
Você dirá: "mas os católicos adoram as imagens. Eu vi um beijando a imagem de Nossa Senhora".
Você quer ver que lhe prove sua contradição?
Se você crê que é proibido fazer imagens, por que tem você sua fotografia em sua carteira de identidade? Por que tem você a foto de sua mãe? Por que, quando está com saudade de alguém que está longe você beija suas fotos?
Idolatria?
Meu caro, os católicos não adoram a Virgem Maria, porque ela é ser puramente humano. Ela não é Deus. Beijamos sua imagem como você beija o retrato de sua mãe. Nada mais.
Meu caro, você diz “maria como nois era pecadora”.
Mas na Bíblia está dito o contrário: "Ave Maria cheia de graça. O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres" (Luc. I, 28)
Recomendo-lhe que, todo dia, até várias vezes por dia, você leia e repita esses versículos que o anjo disse à Virgem Maria por ordem de Deus.
Ou você se recusa a repetir as palavras do anjo? Ou você recusa esse versículo da Bíblia?
Mas então, na Bíblia, nem tudo vale? Só vale o que você determina?
Então você não crê em tudo o que a Bíblia diz.
Seja coerente e escreva a sua Bíblia. Escreva o seu Evangelho: o Evangelho segundo Joelson.
Não. Não creio que você se atreva a tanto.
Por isso, espero que diga todo dia o que diz o Evangelho de Cristo: Ave Maria, cheia de graça, o senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre, Jesus.
É claro, então, que sendo ela santíssima, por estar cheia do Espírito de Deus, ela deveria ser humilde dizendo: "Minha alma engrandece o Senhor."
Como você é bom entendedor, creio que lhe bastará o que tenho dito sobre Nossa Senhora, sempre virgem e pura.
Contudo, você deixa aberta outra questão: o Purgatório.
Você diz uma coisa tipicamente protestante. “Procure na biblia onde esta escrito purgatorio pois ja vi padres lerem a biblia de canto a canto e não encontra purgatorio”.
Joelson, peço desculpas por escrever tanto, minha única intenção é que volte seu olhar e seu coração para a Verdadeira Igreja que salva. A Igreja que Jesus fundou sobre Pedro. A Igreja Católica.
Mas, não sabe você, como bom cristão, que a própria Bíblia diz que nem tudo o que Nosso Senhor disse ou fez está lá? Na própria Bíblia está escrito que "Muitas outras coisas há que fez Jesus, as quais, se se escrevessem, uma por uma, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que seria preciso escrever" (Jo. XXI, 25).
Portanto, nem tudo o que Jesus fez está na Bíblia.
E São Paulo escreveu:
"Permanecei, pois, constantes, irmãos, e conservai as tradições que aprendestes ou por nossas palavras ou por nossa carta" (II Tess. II, 15).
Portanto, São Paulo afirma que nem tudo o que ensinou está na Sagrada Escritura, pois manda que os cristãos guardem as tradições que lhes transmitiu por palavras, além do que ensinou por cartas.
Evidentemente a Igreja Católica não inventou o purgatório, como dizem alguns. Como sabemos, existem textos da Sagrada Escritura que o fundamentam. Eis alguns deles:
Em São Mateus se lê que Cristo disse: "Por isso vos digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, porém, a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Todo o que disser alguma palavra contra o Filho do homem, lhe será perdoado; porém o que a disser contra o Espírito Santo não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no futuro" (Mt. XII, 31-32).
Por conseguinte, Nosso Senhor nos deixa de maneira clara que há pecados que são perdoados no mundo futuro. Com essas palavras Cristo nos ensinou que há pecados que Deus perdoa após a morte. Portanto, existe o purgatório.
E ainda diz:
"Não sairás de lá (da prisão) antes de ter pago o último quadrante." (S.Mateus, V, 26).
Nosso Senhor se refere portanto à vida futura, ou, como chamamos, purgatório.
Os primeiros cristãos já sabiam disso, pois liam os Evangelhos e os Apóstolos lhos explicavam.
Também no livro II dos Macabeus se afirma que "É um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados" (II Mac. XII , 46).
Ora, documento mais antigo e mais autêntico do que a própria Sagrada Escritura não existe.
Entretanto, é preciso lembrar que já entre os judeus era costume, após a morte de alguém, rezar durante onze meses seguidos a Deus, para que se apressasse a purificação da alma da pessoa falecida. Rezava-se, então, a oração chamada Qaddish, palavra que deriva de Qaddosh, ou seja santo, para pedir a santificação da alma da pessoa falecida. Os judeus já faziam isso, baseados no livro dos Macabeus, e essa tradição continuou na Igreja.
Que, como ensina São Paulo, deve seguir sempre, além da Bíblia, a Tradição.
Peço perdão pela extensão da resposta.
Que Deus abençoe você!
In corde Jesu, semper, Rangel Alves.